Conviver

## AGENDA DE PASSEIOS ##

Encontre AQUI os melhores Passeios!

ver mais »

Um santuário a merecer romaria

Bem no centro da melancólica e pacata vila alentejana de Mora, o restaurante Afonso é um marco gastronómico da cozinha portuguesa, que continua a conquistar diariamente novos adeptos.

ver mais »

Um soberano restaurante

Em Clareanes, a pouco mais de 4 km de Loulé, vamos encontrar o restaurante Monte da Eira, uma antiga cavalariça integrada numa casa agrícola de traça característica do interior algarvio, muito bem conservada.

ver mais »

O sabor da memória

Estou a falar de claudinos e garibaldis, dois bolos de pastelaria fabricados na antiga Pastelaria e Restaurante Costa Nova, situada mesmo no centro da Costa, que permanecem para sempre gravados na lembrança.

ver mais »

Festaria sem comedoria é como gaita que não assobia

O pão alvo da Lapa, produzido com farinha de trigo, e o queijo da Lapa, fabricado a partir de leite de cabra e/ou de vaca, são iguarias confecionadas desde tempos ancestrais na aldeia da Lapa (Viseu).

ver mais »

Uma fatia da história

Únicos doces regionais do Marco de Canaveses, com verdadeira tradição histórica. Pensa-se que tiveram origem no séc. XVII, num convento de freiras.

ver mais »

Por uma boa caça

Se o seu destino é a zona de Marvão, não deixe de usufruir de uma experiência gastronómica no restaurante Sever.
Situado na localidade de Portagem, a escassos quilómetros a sul de Marvão, o restaurante apoderou-se do nome do rio à beira do qual se instalou e que lhe proporciona um enquadramento bucólico, em qualquer altura do ano.

ver mais »

Um puro alentejano

Em Mértola e arredores o que não falta são restaurantes onde se pode comer bem, sem preocupação.
Como se não bastasse estarmos no Alentejo, esta vila foi eleita em 2011 a capital nacional da caça! Dos vários restaurantes escolhidos pelos amantes desta prática considerada desportiva, um dos mais badalados é “O Brasileiro”.

ver mais »

Na trilha da boa gastronomia

Bem perto do centro da pacata, arejada e branca cidade de Moura, localizada no Alentejo, a uma escassa dúzia de quilómetros do maior lago artificial da Europa – barragem de Alqueva –, no número 5 da rua que eterniza a revolução republicana de há um século atrás (rua 5 de Outubro), vamos poder encontrar o restaurante O Trilho.

ver mais »

Uma boa mesa na Serra das Mesas

Nas agruras das terras raianas da Beira Alta, sobranceira à Serra das Mesas, Fóios, uma terra outrora isolada (conhecida como o “calcanhar do mundo”), de gentes pobres forçadas, primeiro, ao contrabando e, mais tarde, também à emigração, é hoje uma localidade despoeirada que, graças à força e persistência dos seus naturais, tenta acompanhar a construção do futuro.

ver mais »

Uma experiência gastronómica só para alguns

Cozido das furnas! Regalo para uns, experiência gastronómica negativa para outros.
O cozido das furnas não é mais do que um cozido à portuguesa colocado numa panela bem tapada e cozinhado num dos buracos (caldeiras), feitos na terra quente, existentes na margem da Lagoa das Furnas, na ilha de São Miguel

ver mais »

Uma aposta bem ganha

Há cerca de uma década, Helena e Henrique decidiram, contra ventos e marés, abrir um espaço restaurativo, nos confins de Portugal, no lugar de Brufe, no Gerês.
O Abocanhado é um restaurante sem número na porta, situado no ermo da Serra Amarela, numa terra com poucos habitantes a cerca de 800 m de altitude

ver mais »

A boa espetada madeirense

A espetada madeirense é, provavelmente, o prato mais conhecido e o mais consumido em piqueniques, em festas e romarias das ilhas da Madeira e Porto Santo, nas quais os vários açougues colocados à disposição de todos expõem carne para todos os gostos. Carne que, depois de cortada, espetada e temperada, é assada por cada um em enormes grelhadores, junto aos quais a festa é permanente.

ver mais »

É, com certeza uma casa algarvia

O restaurante O Pátio, em Tavira, situado na margem esquerda do rio Gilão, muito perto da Ponte Romana, fica no primeiro andar de um prédio antigo da zona histórica da cidade.

ver mais »

De papinho cheio

Inserido num espaçoso relvado ajardinado, situado no sopé da Serra do Louro (Arrábida), à beira da estrada que liga Palmela à Quinta do Anjo, o enorme edifício térreo cor-de-rosa que alberga o Restaurante D.ª Isilda é, desde logo, um prenúncio do que nos espera no interior.

ver mais »

Uma cozinha a regressar

O Restaurante O Retiro, situado à saída de Vila Franca de Xira antes de se chegar à Praça de Touros Palha Blanco, é um reputado espaço gastronómico desta vila ribatejana que pratica uma cozinha simples e agradável, com alguns pratos a reflectirem a proximidade do Tejo.

ver mais »

Um restaurante que nos caça

O restaurante O Faisão, situado no concelho de Mafra na sossegada e provecta vila do Gradil, mesmo em frente à Igreja de S. Silvestre, é uma feliz opção.

ver mais »

De torto não tem nada

O restaurante A Tasca do Beco Torto, na Arruda dos Vinhos, é uma escolha acertada para quem se quiser deliciar com uma cozinha regional de boa qualidade.

ver mais »

Aqui o tempo tem mais valor

O restaurante Duas Quintas, situado na Quinta D’Além na aldeia da Ribaldeira, à beira da N248 que liga Runa a Dois Portos, é um recente espaço gastronómico que ocupa um edifício do século XIX, inserido no empreendimento da Quinta da Galharda. Este projecto teve o “Tempo” por conceito base.

ver mais »

A criatividade no mercado

No primeiro andar do moderno edifico do mercado municipal de Sobral de Monte Agraço, vão poder encontrar o Vilamanjar, um restaurante que, depois de experimentar, vos vai ficar, de certeza, retido na lembrança para repetir com urgência.

ver mais »

Do Raposo para o repouso

Situado no interior da vila de Bucelas, o Retiro do Raposo ocupa a antiga casa da família, com alpendre a toda a largura, protegido por uma magnífica buganvília, espaço que, em tempo adequado, funciona como esplanada.

ver mais »

A simplicidade da boa cozinha

Saindo de Braga pela N101, em direcção a Vila Verde, na freguesia de Palmeira vai encontrar o Restaurante D. Elvira, não muito distante do lindíssimo Castelo de Palmeira, imóvel classificado de Interesse Público, actualmente votado ao abandono.

ver mais »

Um bicentenário vivo

O Restaurante Martinho da Arcada, o mais antigo café de Lisboa, foi fundado em 1782, sendo por isso um ex-líbris da capital. Situado na Praça do Comércio, proporciona uma magnífica panorâmica sobre o rio Tejo.

ver mais »

Um porto seguro

Situado na pequena marginal que bordeja a vila da Ericeira junto ao mar, a poucos metros do Largo das Ribas, sobranceiro à actual Praia dos Pescadores, outrora conhecida por Praia da Ribeira, o restaurante Canastra é um porto seguro para quem for apreciador de peixe.

ver mais »

Um repasto com tempo

O restaurante Almourol, com uma gastronomia tipicamente regional, situado na ribatejana localidade de Tancos, mesmo em cima do rio Tejo e com vista para o castelo de Almourol, é uma paragem que se recomenda.

ver mais »

Um convincente bobo da corte

Se há lugar merecedor de uma visita para quem, sem pressas, procura os caminhos de Fátima, à espera de encontrar sinais de tempos idos, o restaurante O Truão é, sem sombra de dúvidas, ao contrário do que o nome possa indiciar, um local ideal para esse propósito.

ver mais »

Uma boa ajuda para o caminho…

À saída de Santiago do Cacém, num monte sobranceiro à estrada que nos conduz a Beja, um pouco depois do desvio para as ruínas romanas de Miróbriga, vamos encontrar o restaurante A Deolinda.

ver mais »

Comidinha bem acabada

Este antro de gastronomia tradicional portuguesa, muito especialmente Beirã, é um daqueles santuários que todo o peregrino da boa cozinha não deve deixar de visitar, pelo menos uma vez na vida.

ver mais »

Sem fusão nem confusão…

Escondido em Catefica, um pequeno lugar junto à entrada Sul de Torres Vedras, pouco visível da estrada que lhe dá acesso, o restaurante Trás d’Orelha está destinado ao sucesso desde o dia em que abriu portas, em 2003.

ver mais »

Uma recompensa merecida

O Hotel Caminhos de Santiago situado numa das colinas da cidade de Santiago do Cacém, inaugurado em 2008, é o resultado da recuperação da antiga pousada, a segunda mais antiga de Portugal.

ver mais »

Não só de pão e vinho se alimenta o corpo

O restaurante Pão&Vinho é um espaço muito acolhedor instalado numa casa antiga, situado no Vale de Santarém, à beira da estrada nacional n.º3.

ver mais »

Gostam que gostem de estar

Este espaço gastronómico do barlavento algarvio, situado em Vila do Bispo é um exemplo de que no Algarve ainda há quem pugne para que a cozinha tradicional da região não morra e seja devidamente mantida com inovação.

ver mais »

Na Apúlia, uma nortada de boa cozinha

O sucesso de um restaurante está nos produtos utilizados e na mão cuidada, experiente e profissional que os trabalha. É isso que acontece no Azeite & Alho, do chefe Ivo Loureiro.

ver mais »

O doce prazer português

Os ovos moles de Aveiro foram o primeiro produto português com Indicação Geográfica Protegida (IGP) a ser reconhecido pela Comunidade Europeia.
A casa “Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros“, fundada em 1882, é, ao que consta, se não o mais antigo fabricante em funcionamento, um dos que produz os ovos moles de Aveiro há mais tempo.

ver mais »

Com fartura e muito esmero

O Farta Pão, situa-se no concelho de Cascais é um restaurante de comida tradicional portuguesa, onde impera a qualidade, sendo as doses servidas bem generosas. Devem por isso ter cuidado para não se deixarem tentar por todas as magníficas entradas colocadas na mesa pois podem ficar sem vontade para o que se segue.

ver mais »

Um espaço de lazer às portas de Lisboa

O Morgado Lusitano é um espaço de Turismo Rural vocacionado para o ensino do desporto equestre, localizado na Quinta da Portela, às portas de Lisboa.

ver mais »

Aqui não se comem papas com um Fuso

O restaurante O Fuso, situado no centro da vila da Arruda dos Vinhos, é um dos muitos restaurantes da região saloia onde impera a tradicional gastronomia portuguesa.

ver mais »

Recuperando as calorias perdidas

O restaurante O Lampião, uma referência da autêntica gastronomia portuguesa, situa-se na vila do Turcifal, perto de Torres Vedras. Não perca as suas especialidades — o cabrito da serra do Socorro no forno e o bacalhau na caçarola — e o sábado é dia de cozido à portuguesa.

ver mais »

Bolo dos Generais

O Bolo dos Generais tem a sua origem histórica na Batalha da Roliça, a primeira batalha da Guerra Peninsular, travada a 17 de Agosto de 1808, entre as tropas luso-britânicas comandadas pelos Generais Wellesley e Gomes Freire de Andrade.

ver mais »

O Senhor Leitão

O restaurante Pedro dos Leitões, na Mealhada, é um refúgio bem escolhido para quem quiser restabelecer as forças depois de ter percorrido o trilho da Serra do Buçaco, ou para quem se encontre em viagem e pretenda proceder a um reabastecimento a meio caminho para chegar em forma ao final do percurso.

ver mais »

Últimos comentários em Conviver

  • Tive o oportunidade de almoçar, no Restaurante D. Elvira no dia 14 do mês corr...

    Maria Amália Moura (2014-10-18 17:06:44) - A simplicidade da boa cozinha

  • Muito legal...

    michelle (2013-05-27 18:59:23) - A boa espetada madeirense

  • the best in TOWN,VERY,VERY GOOD...

    manuel revez (2013-04-24 09:59:54) - É, com certeza uma casa algarvia

  • Ir a Portugal exige uma passagem por Coimbra, terra do saber, da cultura e do co...

    Maria Liège (2013-03-05 15:02:51) - O Senhor Leitão

  • Ex.mos Senhores Sendo vossos clientes, desde há muito, tentámos este fim d...

    Carolina Jácome (2013-01-08 13:46:08) - Um restaurante que nos caça

  • Sem duvida um doce inesquecível para qualquer pessoa que tenha a sorte de comer...

    Gonçalo Cota (2012-09-04 18:03:05) - O sabor da memória

  • Já fui cliente desse restaurante, até encaminhei para lá muitos amigos, inclu...

    Luis Santos (2011-12-28 12:36:07) - Uma aposta bem ganha

  • Hoje fui almoçar à Tasca do Beco Torto, na Arruda dos Vinhos, e concordo com o...

    Ana Moura (2011-11-27 15:04:27) - De torto não tem nada

  • nice post. thanks....

    government grants (2010-12-17 14:13:23) - Um convincente bobo da corte

  • great post, thanks for sharing...

    Daniel (2010-12-17 08:28:10) - Bolo dos Generais

  • A gente já provou... e gostou... e repetiu.... O difícil é chegar a ele... ...

    velha burra (2010-08-02 15:09:03) - Bolo dos Generais

  • Parabéns à equipa Itinerante pela excelente qualidade que desde o primeiro nú...

    António Carlos Serra (2010-07-29 10:00:20) - Sem fusão nem confusão…

  • É sem dúvida um excelente restaurante aonde vale a pena ir de propósito mesmo...

    Daniel Barradas (2010-03-05 19:04:47) - Aqui não se comem papas com um Fuso

  • Já provei o Bolo dos Generais que é excelente , mas mais excelente é o facto ...

    Luis Filipe (2009-11-30 09:08:37) - Bolo dos Generais

  • Até nem sou gulosa mas depois desta descrição acreditem que fico com vontade ...

    Filomena Lopes Carichas (2009-11-29 17:05:29) - Bolo dos Generais

  • Dia 16 de Agosto, o general Wellesley, Sir Arthur, como é também amigavelmente...

    François Quijano (2009-11-27 19:39:42) - Bolo dos Generais

  • Sem dúvida, o melhor restaurante da Mealhada e um dos melhores do País. Como ...

    Jorge Raposo (2009-11-27 05:03:17) - O Senhor Leitão

  • Mealhada ... excelente terra para comer leitão! :)...

    Itinerante (2009-11-24 20:10:53) - O Senhor Leitão